É importante que todos saibam como aproveitar a fase da meia-idade. Ele virá para todos de maneira natural e trará mais sabedoria para todos que quiserem. Inclusive, poderá ou não estar acompanhada de crises.
Já imaginou passar 40 anos da vida em pânico porque, olhando para o passado, a juventude acabou, e olhando para o futuro, o fim parece cada vez mais próximo? Para muitos tudo isso é um pesadelo que virá
Mas, não se engane, é também uma das melhores fases em poder acompanhar os filhos de perto, pais, avós e descobrir coisas que nunca foram feitas, testadas antes. É chance de ouro de buscar coisas novas.
O que é a meia-idade?
A meia-idade começa na vida das pessoas a partir dos 40 e 50 anos de vida. Existem casos das pessoas começaram a sentir o peso dos desgastes que tiveram ao longo do tempo (físicos, visão, audição, elasticidade da pele, entre outros). Mas não é o fim do mundo!
Já as mulheres começam a dar sinais de climatério, momento que antecede a menopausa e a própria menopausa. É nesse período que as pessoas deixaram para trás certas necessidades e que agora buscam por novas, como por exemplo: o acúmulo de dinheiro e realização de sonhos.
O que é a crise da meia-idade?
As pessoas que chegam aos 40-50 anos de idade começam a ter “crises” muitas vezes alimentadas por questões sensacionalistas ou que fazem parte do cotidiano da vida humana. Mas alguns pontos são as reflexões do tipo: “o que eu fiz da minha vida”, “o que conquistei”, “para onde eu fui”, “para onde eu vou”, etc. Reflexões que os jovens de 30 anos estão tendo.
É um fato que a geração dos anos 80-90 atualmente tem passado a lidar com essas reflexões. Muitos ainda não saíram da casa dos pais, vivem desempregados e com pouca chances, principalmente se tratando de jovens periféricos, por exemplo. Mas a crise existe e pode ser combatida.
Como enfrentar a crise da meia-idade e aproveitar essa fase
Para evitar a crise, tente perceber essa fase como um ponto de transição, em que você poderá olhar de forma diferente para muitas vivências, afinal sua experiência será determinante para muitas das decisões que serão tomadas.
Toda formação inicial passa pela construção da relação familiar. O conceito de família não necessariamente está ligado ao mesmo sangue. Família é um conjunto quando bem estruturada tem como valor enxergar qual legado deixar na vida daquele membro. Assim como o amor, amigos, trabalho e principalmente um elemento fundamental: a união.
É preciso lembrar que a meia-idade é uma fase de desenvolvimento da vida adulta e não significa necessariamente que você vá passar por uma crise. Sendo assim, procure viver com leveza e prezando pelo seu bem-estar.
Respeite os momentos de descanso
Durante a vida é importante termos momentos de descanso. Cuidar do corpo e da mente é um ato de amor próprio. Assim como devemos cumprir as tarefas cotidianas, cumpra com êxito o descanso em vida, tenha qualidade e bem-estar ao executar as tarefas diárias com alegria.
Curta os momentos
Aproveite os momentos em família ou de maneira particular. Olhe para você todos os dias com ânimo e bastante ímpeto. Não se deixe abalar pelo o que já passou. Aproveite os seus filhos, pais, avós e tudo que o representa de bom na sua vida. Seja feliz todos os dias e nunca deixe de se amar.
Viaje quando possível
Viajar, conhecer outras culturas, comer coisas diferentes e ter contato com o “outro” é bom para todos nós seres humanos. Tenha em mente que cuidar de si mesmo é o momento também na hora de viajar para aproveitar.
Escolha um hobby
Busque por novos desafios, sejam eles por meio dos esportes, hábitos, leituras, lazer ou vida cotidiana. Não fique parado. Se tem vontade de fazer montanhismo, por exemplo, faça. Busque instrução, nesse caso, estude o tema e vá atrás daquilo que não foi realizado antes. Ocupe o corpo e a mente.
Tenha pessoas que você ama por perto
Nada melhor que estar ao lado de pessoas que amamos e sentimentos prazer. Cuidar de nós mesmos é um ato de amor e ter quem gostamos ao nosso lado só nos ajuda a fomentar esse tipo de pensamento mais ainda.
Estabeleça hábitos saudáveis
Cuidar do corpo e da mente é manter-se vivo. Faça atividades esportivas e cuide da alimentação. A média de vida do brasileiro está em 70-77 anos de acordo com as últimas pesquisas do IBGE. Viva com sabedoria e cuide de si mesmo. Comece pequeno e aumente gradativamente.
Cuide da auto-estima
O brasileiro é o povo que cuida bastante do corpo. Mantenha-se firme em cuidar de si mesmo. Dessa forma, continue cuidado de sua pele, de seus cabelos, da forma de se vestir. Faça esse processo para sua autoestima sem cobranças, mas como algo natural e que pede carinho e compreensão sobre suas transformações pessoais, aquilo que lhe faça bem.
Não se esqueça da saúde mental
Procurar ajuda de profissionais capacitados e comprovadamente aptos a ajudar é uma forma de seguir em frente no dia a dia. Portanto, amar o corpo é um ato de vida, mas se manter firme mentalmente é o que fará seguir em frente para todos os tipos de situações que possam surgir.
Gostou das nossas dicas de como aproveitar a fase da meia-idade? Acompanhe o blog Metropax para ficar por dentro de novidades!