O santinho de luto é um instrumento de apego para as pessoas na hora da despedida de um ente querido. É basicamente um papel com dizeres, imagens que representam o sentimento para com aquela pessoa que se foi. Não existem regras na hora de fazer o material e sim homenagear.
Dar com amor qualquer atributo àqueles que já se foram é uma forma bonita de dizer adeus com mais alegria e menos dor no coração. A perda por alguém é ainda um tabu em nossa sociedade, mas tendo em mãos os instrumentos necessários para amenizar é bem válido na hora do velório.
O que é o Santinho de Luto?
A palavra e o sentido da existência do “papel santinho” está muito relacionado com a cultura brasileira que é bastante religiosa e também política. Mas no caso do santinho de luto, é uma forma de homenagear um ente que se foi e presentear como uma mensagem e foto que transmita conforto e boas lembranças durante o velório dessa pessoa que se foi.
Em cidades dos interiores do Brasil era comum que eles fossem apresentados de maneira bem fúnebre e triste, mas os tempos mudaram. Atualmente, as lembranças levam mais leveza em suas mensagens, até mesmo bem criativas, e um colorido para mostrar o quanto a pessoa que partiu era alegre.
Para que serve o Santinho de Luto?
Por ser um papel que possa trazer a ideia de pouco conforto e mais dor na hora do adeus é um “amuleto” em que as pessoas se apegam e que poderá trazer algum significado pessoal para quem o manda fazer.
É com o santinho que a apresentação da lembrança deve estar relacionada com a personalidade de quem morreu, suas preferências e gostos para realmente ser uma memória inesquecível para que a dor seja amenizada. A parte escrita pode ser feita pelos familiares, com trechos de músicas, frases que eram repetidas pela pessoa, poemas ou o que melhor a identifica.
Quais outras lembranças de luto e homenagens?
Por ser algo pessoal e que a família e amigos tenham consentimento em realizar, a dica mais importante é dar o seu melhor na hora do adeus. As mensagens, músicas, símbolos do gosto pessoal do morto, chuva de pétalas e outros ornamentos que trarão mais harmonia na despedida são bem-vindos. Existem aqueles que optam por balões, por exemplo.
Como fazer um santinho de luto?
A regra mais básica é seguir o padrão. O santinho de luto segue aquele tamanho tradicional de 7 cm x 9 cm. O modelo poderá ser um papel melhor trabalhado com a imagem da pessoa que se foi, textos religiosos ou de citações que o represente, assim como hoje existem os virtuais para celular.
Mensagens para colocar na lembrancinha de luto
A mensagem deve ser bonita, que alimenta os corações e que faz as pessoas refletirem na hora do adeus. Os mais religiosos citam a bíblia com alguns dos seus versos. Já outros utilizam frases de pensadores renomados. Existem aqueles que escrevem de próprio punho. Assim como, imagens religiosas também são transmitidas, principalmente pelos católicos. Não existe regra, e sim a vontade de homenagear de melhor forma.
Agora que conhece sobre o Santinho de Luto, aproveite para tirar dúvidas e conhecer mais como aproveitar melhor a vida com mais informação em no Blog da Metropax.