Animais também sofrem com a perda? Entenda o luto animal - Metropax Skip to content

Animais também sofrem com a perda? Entenda o luto animal

Os animais possuem sentimentos e eles manifestam de maneira diferente. Nós não somos os únicos animais que sofrem luto. Os cachorros são muito sensíveis e capazes de construir laços afetivos poderosos com humanos e outros cães.

Relembrar o passado, saudosismo é saudável para todos nós. Olhar as fotos e lembrar dos passeios, almoços e viagens são importantes. Por isso cultive sempre as boas memórias dos seus entes queridos e respeite o luto dos animais de estimação que trazem harmonia para dentro de suas casas.

O processo de luto é igual entre seres humanos e animais?

O luto animal existe e já está mais do que comprovado que eles também possuem sentimentos para com os seres humanos. É bem comum na era tecnológica assistirmos vídeos de animais que ficam alegres ao verem seus donos, não importa a espécie. 

Então, a morte de seu pai humano ou companheiro canino pode abalar a estrutura emocional, assim como acontece com a gente. Aliás, existem relatos de cães que acabam indo a óbito devido à angústia por perder alguém tão próximo.

Como a perda do tutor afeta o animal de estimação

A mudança de comportamento é bastante evidente quando um animal perde o seu dono querido. Eles ficam com sintomas de depressão, como perda do apetite, silêncio e sem vontade de brincar. Ou seja, uma apatia em geral.

Como lidar com um animal de estimação em luto

Sempre cuidando com mais carinho, amor e atenção no dia a dia. Não é um processo fácil, mas pode ser uma “forma de tratamento” para o bem-estar do animal. Além disso, nesse momento de total tristeza, é válido distrair a atenção do cachorro com coisas que ele adora, como passeios, brincadeiras, petiscos entre outros.

Tenha paciência

O tempo está relacionado com qualquer pessoa que tenha empatia para com a dor das pessoas. Nada como um dia após o outro e com os animais não é diferente.

O luto é um processo bastante dolorido e cada cachorro tem sua reação. Portanto, é preciso ter muita atenção, paciência e carinho para que o sentimento ruim passe e ele possa seguir em frente.

Tente manter a rotina

Brinque com o seu cachorro. Tenha uma rotina de atenção com bastante harmonia e lazer. Saiba também entender o tempo do animal que é diferente do nosso. Cada ação ali praticada vai de pet para pet e depende muito da forma que ele próprio está sabendo lidar. Tenha paciência.

Monitore a alimentação e o sono do pet

Observe a ingestão de água, nas necessidades fisiológicas e em se o bichinho está dormindo normalmente. Caso sejam drásticas as diferenças entre antes e depois da perda, procure ajuda. Na dúvida procure um especialista, um veterinário de confiança.

Veja outras notícias