Existe vida após a morte? Veja o que as religiões dizem - Metropax Skip to content

Existe vida após a morte? Veja o que as religiões dizem

Existe vida após a morte

Ao falarmos se existe vida após a morte é entrar num complexo debate que vai envolver a ciência e também a vida religiosa/espiritual daqueles que creem. 

Durante toda a história, culturas e religiões têm buscado encontrar respostas para questões da vida após a morte. Até mesmo a ciência tem as suas próprias teorias.

O mais importante é escolher aquela explicação que lhe pareça mais verdadeira e ter fé de que, após a morte, uma vida melhor nos aguardará. Vejamos abaixo alguns pontos que poderão trazer algumas respostas.

O que diz a ciência sobre a vida após a morte?

Duas coisas são certas quando falamos na existência dos seres humanos: a primeira é o nascimento e a segunda é a morte. Mas para muitos é uma passagem para um “ novo eu” ou “novo nós”, vai daqueles que acreditam e esperam por esses momentos “ditos particulares”.

Mas quando colocamos a ciência dentro desse paradigma que é o assunto “existe vida após a morte” é algo bastante complexo até mesmo para dentro das academias ou profissionais que tiveram “algum tipo de experiência” que trouxesse a reflexão para as rodas de conversa no dia a dia.

De acordo com a ciência, essas sensações têm explicações neuroquímicas e não em planos espirituais. Os médicos costumam explicar tais relatos como consequência da falta de oxigenação do cérebro, que provoca alucinações. Será mesmo? 

H3: Existe o embate entre ciência e religião?

Não existem ainda comprovações, apenas alguns debates que causam choque quando colocamos a religião e ciência no mesmo patamar. Mas a vida após a morte é um tema muito debatido, inclusive pela ciência. Mesmo que ainda não existam comprovações, apenas teorias, baseadas principalmente em relatos de pessoas que passaram por uma experiência de quase morte.

Geralmente, essas vivências possuem pontos parecidos, tais como: Presença de uma luz intensa; Presença de um túnel; Sensação de estar fora do corpo, vendo os acontecimentos de fora; Reencontro com pessoas que já faleceram.

H2: E o que dizem as religiões?

As religiões se contradizem sobre o “para onde iremos”. O que se sabe é que existem lugares denominados como Céu, inferno, purgatório e reencarnação: são várias as possibilidades, dependendo da crença. A fé seria capaz de auxiliar, tanto as pessoas que estão passando por períodos complicados de doença, quanto aquelas que estão lidando com a perda e a morte recente de entes queridos.

Catolicismo

O catolicismo faz parte do cristianismo que dentro dos seus dogmas é destacado que as pessoas irão para o céu, inferno e purgatório – e a ida para cada um desses lugares depende das ações que você teve em vida. Contudo, a alma é eterna e única. 

Espiritismo

Os espíritas acreditam que a morte não tem fim e que as pessoas vão reencarnar conforme suas ações em vida. Os espíritas creem na eternidade da alma e na existência de Deus, mas não como um ser criador de pessoas más ou boas. 

Protestantismo

Já os evangélicos, também acreditam no Juízo Final onde todas as almas serão julgadas e Deus decidirá quem poderá ir para o céu e para o inferno. A diferença em relação ao catolicismo é que, para os evangélicos, depois da morte, a alma inicia uma grande viagem e a ressurreição apenas acontecerá no dia em que Jesus voltar à Terra.

Judaísmo

Os judeus creem na sobrevivência da alma, mas não possuem um relato definido sobre o que acontece depois da morte e nem mesmo se a vida após a morte existe. Essa é uma religião que permite múltiplas interpretações.

Umbanda

A religião que é brasileira destaca a reencarnação. Para ela, quando morremos, podemos ir para sete locais diferentes, pois, para os umbandistas, o universo é composto por sete linhas, regidas por entidades divinas, os orixás.

Islamismo

Os islamitas acreditam que o mundo foi criado por Alá (Deus) e ele trará de volta à vida todos os que morreram no último dia, quando as pessoas serão julgadas e uma nova vida terá início após a avaliação divina.

Candomblé

O candomblé é uma religião praticada no Brasil, assim como a Umbanda, e é de matriz africana. Na religião, as almas precisam cumprir o seu destino e, após o término do seu período na Terra, se esse objetivo não for alcançado, elas vagam entre o céu e a terra até se tornarem seres eternos e conscientes.

Hinduísmo

O hinduísmo é muito praticado na Índia e Paquistão, na Ásia. Para os adeptos, uma pessoa morre e o seu corpo é levado pelos parentes até o Rio Ganges, onde ele é cremado. Os indianos creem que a pessoa não é o corpo físico, mas sim a alma – e essa, depois que o corpo físico morre, parte rumo a outra dimensão.

Budismo

Também bastante praticado em toda a Ásia, o budismo, entende a morte e renascimento como algo que se mantém até que o espírito consiga se libertar do carma, que é a marca deixada pelas ações e que estabelece uma lei de causa e efeito.

Veja outras notícias