Plano
Funerário

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  • Serviço Funerário Completo
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Perguntas
Frequentes

A primeira providência é verificar se o óbito ocorreu naturalmente ou de forma violenta.

Morte natural

No caso de ser natural e a pessoa estava sendo acompanhada, o médico deverá ser chamado imediatamente para providenciar um documento chamado “Declaração de Óbito”. De posse desse documento a família poderá encaminhar para o serviço funerário.

Quando se tratar do falecimento de uma pessoa em casa que não estava em acompanhamento médico, os familiares devem acionar o IML (Instituto Médico Legal) mais próximo, ou na dúvida acionar o 190: serviço de emergência da Polícia Militar. A causa da morte será investigada e será emitido o laudo pericial, para que a família providencie o funeral.

Morte Violenta

Nos casos de acidente, suicídio ou assassinato, imediatamente deve ser acionado o número 190.

A Polícia Militar vai até o local para registrar o atendimento e preservar a área. A Polícia Civil encaminha equipe da Perícia Criminal e do IML. A partir daí, os peritos levantam as informações técnicas encontradas e liberam o corpo para o Instituto Médico Legal.

Depois de cumpridas as formalidades legais, será emitido uma lauda indicando a causa morte e o corpo poderá ser encaminhado pela família para uma empresa de serviço funerário.

Procedimentos básicos para acionar o serviço funerário

Com a Declaração de Óbito em mãos (ou atestado de óbito) emitido pelo médico da família, ou SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) ou IML (Instituto Médico Legal), os familiares poderão contratar o serviço funerário, sepultamento ou cremação.

Caso o falecido possua o plano funerário, ou seja dependente em algum plano, a empresa deverá ser contatada imediatamente.

Para serviço funerário, ligue imediatamente Plantão 24 horas (31) 3057 4010.

 

Ligue imediatamente para o Plantão 24 horas para receber as orientações necessárias:

Belo Horizonte – MG

(31) 3057-4010
(31) 3057-4011
(31) 3241-4010
(31) 98465-2123

Ribeirão das Neves – MG

(31) 3625-7489
(31) 98474-3771

Declaração de Óbito

É o formulário oficial do Ministério da Saúde que deve ser preenchido pelo médico para atestar a morte de uma pessoa.
Esse documento é necessário para contratar o serviço funerário e providenciar o sepultamento ou cremação.

Certidão de Óbito

É o documento jurídico fornecido gratuitamente pelo Cartório de Registro Civil do local onde ocorreu o óbito, após o registro feito por familiar ou responsável legal do falecido.
Normalmente o registro é feito após o funeral, e é o documento necessário para os processos burocráticos para solicitação de pensão, inventário ou testamento.

O orçamento de um funeral depende de diversos fatores, como o modelo da urna escolhida, o valor das taxas de sepultamento no local do enterro, se o jazigo é particular ou comunitário, se o velório será utilizado ou não, etc.

A Metropax presta toda a assistência e orientação nos processos burocráticos com total transparência e segurança, ligue (31) 3057-4010 e receba as instruções necessárias.

A Metropax presta toda a assistência e orientação nos processos burocráticos com total transparência e segurança.

No momento da notícia do falecimento, o ideal é que o familiar entre em contato para informar o óbito e receber todas as instruções necessárias.

→ Após a confirmação do falecimento, caso a opção de funeral seja a cremação, os familiares deverão informar a opção ao médico antes que ele faça a emissão da Declaração de Óbito.

→ O médico emite a Declaração de Óbito, em casos de morte natural. Em Casos de morte acidental ou violenta, o documento será emitido pelo SVO ou IML.

→ De posse da Declaração de Óbito, o familiar pode acionar o serviço funerário. Caso o falecido tenha plano de assistência funerária deverá entrar em contato com a empresa.

→ A empresa funerária deverá tomar todas as providências para o traslado, preparação do corpo para o velório.

→ O velório é o momento em que os entes queridos poderão se despedir e prestar solidariedade aos familiares e amigos.

→ Nos momentos finais da despedida, são prestadas as últimas homenagens e então o corpo é encaminhado para o sepultamento ou cremação. Caso a opção tenha sido a cremação, após alguns dias é entregue à família a urna cinerária com as cinzas do falecido.

O familiar ou responsável deverá comparecer ao Cartório de Registro Civil, portando:

  1. Documento oficial de identificação com foto;
  2. Declaração de Óbito;
  3. Documentos pessoais da pessoa falecida, tais como: carteira de identidade (RG), CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, cartão de benefícios etc.
  4. Devem ser informados também os nomes e idades dos filhos, caso a pessoa falecida tenha deixado.

Esta relação de documentos é para que a Certidão de Óbito contenha todas as informações exigidas por lei. Além disso, os dados informados corretamente permitirão requerer pensão e iniciar o processo de inventário ou testamento.

A cremação é um processo funerário de alta tecnologia mas com o custo acessível para associados Metropax.

Apesar do custo aproximado do procedimento no mercado ser no valor médio de R$ 6.000,00, o associado Metropax paga apenas uma taxa de R$ 10,00 / mês* na mensalidade do Plano, para ter a opção de cremação.

*A partir da primeira mensalidade, a carência para utilização da cremação pelo titular ou um dos dependentes é de 90 (noventa) dias. Consulte cláusulas contratuais.

Para mais informações, ligue grátis:

0800 726 0140

A Metropax garante, aos associados do Plano de Assistência Funerária, a cobertura completa* das taxas de velório, sepultamento, jazigo e lápide padrão em cemitérios públicos municipais no domicílio do contratante.

Em casos de pessoas que não são associadas e que fazem a contratação do serviço funerário, a família receberá as orientações para efetuar o pagamento junto ao cemitério.

 

*Conforme plano escolhido.

A Metropax garante, aos associados do Plano de Assistência Funerária, a cobertura completa* das taxas de velório, sepultamento, jazigo e lápide padrão em cemitérios públicos municipais no domicílio do contratante.

Em casos de pessoas que não são associadas e que fazem a contratação do serviço funerário, a família receberá as orientações para efetuar o pagamento junto ao cemitério.

*Conforme plano escolhido.

Comunicar o falecimento de um ente querido é um desafio e tanto. Ao mesmo tempo em que precisamos falar a verdade, devemos acolher e amenizar a dor de quem recebe a notícia.
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