Resiliência Emocional: o que é, sua importância e como adquirir - Metropax Skip to content

Resiliência Emocional: o que é, sua importância e como adquirir

A Resiliência Emocional tem sido um dos principais assuntos nos últimos anos por apresentar estudos teóricos e práticos que podem impactar a vida do seu humano. está relacionada à capacidade de alguém lidar com as próprias emoções, demonstrando equilíbrio e controle sobre suas reações emocionais, como por exemplo raiva, insegurança e ansiedade, sem apresentar muda24nças bruscas.

Portanto, aproveite para entender no conteúdo da Metropax o quanto ser resiliente poderá lhe fazer uma pessoa melhor e mais comprometida consigo mesmo. Tire as dúvidas de pontos que farão a diferença na sua vida e aproveite para se amar cada vez mais, tirando o melhor de si todos os dias.

O que é resiliência emocional?

Ser resiliente é vencer os obstáculos emocionais que poderão surgir ao longo da vida. É a razão de A superar os obstáculos e as crises de forma equilibrada, superando seus próprios limites. Pessoas resi12lientes são mais produtivas, felizes, mais focadas em seus objetivos.

É saber acreditar no seu potencial e ir em busca de vencer aquilo que mais acredita dentro do seu dia a dia. Você é do tipo que se entrega ou que não desiste dos seus objetivos? Ser resiliente é seguir em frente e não desistir.

Quais são as 3 competências da Resiliência Emocional

Quando se fala em resiliência emocional é importante lembrar de três fases ou competências que poderão surgir ao longo do tempo, são elas: Tolerância ao estresse; Tolerância à frustração e Autoconfiança.

O primeiro ponto destaca que existe o respeito a administrar sentimentos desagradáveis e encontrar formas de lidar com eles de maneira construtiva. Já o segundo, fala em ter a capacidade de desenvolver estratégias eficazes para regular a raiva ou a irritação e manter a tranquilidade. Por fim, o terceiro, enfatiza o quanto é necessário acreditar em si mesmo e seguir adiante, mesmo quando as coisas parecem difíceis ou não indo tão bem. 

Quais os benefícios em ser uma pessoa resiliente?

Alguns estudos científicos trazem evidências sobre a relação entre as competências e os benefícios que poderão estar atrelados com as pessoas no dia a dia. Eles destacam que o ponto-chave na resiliência emocional é compreender em que medida essas emoções nos ajudam ou apenas atrapalham no desenvolvimento de nossas tarefas e relacionamento interpessoal. Dessa forma, vai de pessoa para pessoa.

Como desenvolver a resiliência emocional

Para chegar até esse conceito e viver é prática é notório, conforme explicam os autores do assunto, que as pessoas tenham a percepção de desequilíbrio entre demandas físicas e/ou psicológicas.

Um dos primeiros passos para desenvolver resiliência emocional envolve o mapeamento de situações que podem gerar algum tipo de desconforto ou estresse, e isso pode variar de pessoa para pessoa.

Seja uma pessoa mais flexível

É importante estar bem consigo mesmo. Viver em busca de uma plenitude prazerosa será importante para que as pessoas vivam melhor e por mais anos. É com esse “conceito” de vida que haverá também a prevenção de doenças num corpo que não está “machucado” e com mais energia. 

Aprenda a se auto liderar

Ter momentos livres é saudável quando falamos em viver em liderança. Ter qualidade é fazer tudo com mais proveito, saúde mental em dia, sorrir, praticar atividade ao ar livre, manter o coração batendo e acreditar em dias melhores, mesmo que no momento tudo esteja “cinza”. Busque fazer o “para casa” de maneira simples, um por vez, não fique quieto.

Mantenha sua atitude positiva

Aproveite os momentos em família ou de maneira particular. Olhe para você todos os dias com ânimo e bastante ímpeto. Não se deixe abalar pelo o que já passou. Aproveite os seus filhos, pais, avós e tudo que o representa de bom na sua vida. Seja feliz todos os dias e nunca deixe de se amar.

Libere a tensão

O segredo de prolongar a vida é nada mais que ter uma vida repleta de bons hábitos. Comece pequeno e cresça ao longo do tempo. Por exemplo: está tendo dificuldades em entrar na academia, talvez seja importante fazer caminhadas no início da manhã ou no final da tarde. Feito isso, busque por grupos que também pratiquem esse esporte e depois avance nas corridas, exercícios leves que possam ser feitos em casa.

Tenha hábitos mais saudáveis

Buscar todos os dias por uma qualidade melhor de vida é o primeiro passo para envelhecer bem e com mais saúde. Ter qualidade de vida não é ter mais dinheiro no bolso do que o vizinho ao lado, é ter em mente que novas práticas vão te salvar de uma eventual adversidade.

Utilize as adversidades como combustível

Acreditar que tudo vai dar certo é uma utopia. Mas fazer (tentar) dar certo pode ser um caminho quando falamos em seguir em frente. Cuidar de si mesmo é importante quando falamos da expressão da emoção positiva que tem sido constantemente associada à melhor saúde e sobrevivência.

Acredite mais em si mesmo

O bem-estar e acreditar em si mesmo pode estar relacionado com a procura da felicidade, por exemplo. Esse processo representa o que é mais importante em nossas vidas e como fazemos para fazer seguir em frente nas adversidades e trazer para o nosso lado aquilo que é mais importante, que faça bem, que tenha significados.

Veja outras notícias