Exemplos de empatia: como aplicar esse valor no dia a dia - Metropax Skip to content

Exemplos de empatia: como aplicar esse valor no dia a dia

Devemos adotar em nosso dia a dia o valor de ter empatia por quaisquer gestos, ações e fatos que possam surgir. Sejam para conosco ou então entre os entes queridos que nos cercam. Nada mais honesto que cuidar e ser cuidado. Empatia é a capacidade de uma pessoa se colocar no lugar da outra e entender melhor suas ações.

A melhor forma de fazer isso, é através dos atos diários. Afinal, ser empático é entender melhor e se colocar no lugar de outra pessoa para então, expor suas próprias opiniões. Ou seja, os benefícios são mútuos e diretos.

O que é empatia?

A empatia é um sentimento fundamental para a construção de um mundo melhor e é quando nos colocamos no lugar da outra pessoa. É uma forma de evitarmos ferir qualquer pessoa e ter um sentimento de alívio.

A empatia pode ser praticada em qualquer lugar dentro da nossa sociedade. É algo que esteja relacionado com o bem-estar ao próximo. É nada mais que uma identificação para com as pessoas que nos cercam.

O que é a falta de empatia?

Não ter empatia pode estar relacionado com pessoas frias e insensíveis aos sentimentos dos outros. Tudo poderá estar relacionado com questões até psicológicas, uma determinada fase da criação na infância ou mesmo por algum tipo de trauma. Se o indivíduo passou por um grande sofrimento no passado, ou tem muita raiva acumulada.

Por que ter empatia?

Essa capacidade nos torna mais humanos. Quando uma pessoa entende a emoção que a outra está sentindo, ela consegue agir no sentido de fazer com que a outra se sinta melhor, e não pior. Isso nos permite desenvolver uma sensibilidade que fortalece nossos relacionamentos.

Ter uma escuta ativa

Saber ouvir uma pessoa querida é mostrar sentimentos reais. A empatia também passa por ouvir e cuidar das pessoas que nos cercam, mesmo que seja através de conselhos e escutas no dia a dia. Um bom conselho é uma forma de levar um direcionamento adequado ao amigo e familiar.

Reconhecer os sentimentos dos outros

É também estar lado a lado da pessoa querida. Nada mais honesto que cuidar dos entes queridos e dar valor aos que te cercam. Entender os sentimentos dos outros é demonstrar amor, empatia e amizade no decorrer do tempo. 

Estar presente na vida das pessoas

Sentir como sua a felicidade de uma pessoa que recebeu uma grande notícia ou está em um grande momento é ter empatia. Abraçar a pessoa querida pela conquista pessoal dela é demonstrar o lado mais humano que nos cerca.

Oferecer ajuda

Mostra que há uma intenção de entender e entender o que está se manifestando é um ato de oferecer ajuda. Pode ser um gesto simples de atravessar a rua ou até mesmo uma chamada de telefone inesperada. Cuidar de alguém é um ato de amor e união entre os povos da terra.

Veja outras notícias