Novembro Azul: o mês da prevenção ao câncer de próstata - Metropax Skip to content

Novembro Azul: o mês da prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é um fator importante na saúde masculina. É o mês que é lembrando sobre se conscientizar e procurar um médico o quanto antes e deixar de lado preconceitos que não fazem sentido quando falamos de saúde.

Vale destacar que o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil e por isso deve ser levado a sério. É importante que as pessoas procurem um médico e façam exames de rotina. É a mesma situação com as mulheres no Outubro Rosa sobre o câncer de mama. Cuidar da saúde é ter amor próprio.

O que é o Novembro Azul

O Novembro Azul é uma data de campanha mundial no combate ao câncer de próstata e é uma forma de educar a população masculina em fazer exames de rotina nos quatro cantos do planeta como forma de prevenção.

Tradicionalmente, a campanha Novembro Azul, originária da Austrália, trata do câncer de próstata e alerta para a necessidade de acompanhamento da saúde pelos homens como conscientização.

Como surgiu o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Atento a isso, o Ministério da Saúde aproveita o calendário para lembrar sobre os procedimentos que constam nos procedimentos relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

O Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar uma unidade médica para realizar exames com um médico especialista.  

Incidência

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde os sinais mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Prevenção

Está comprovado também que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, reduz o risco de câncer e de outras doenças não-transmissíveis. Recomenda-se também realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Diagnóstico

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina. Quem tem histórico familiar da doença deve informar. O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser apalpada.

Tratamento

O médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doenças com metástase, o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

A importância da conscientização

É necessário que as pessoas tenham plena conscientização em quebrar tabus que não existem nesse caso. Buscar de antemão fazer o controle com médicos e cuidar da saúde é importante para todos nós. Ter uma rotina com boa alimentação e ter um controle na saúde é importante para a vida. Procure o seu médico!

Veja outras notícias