Outubro Rosa: veja a importância das ações de conscientização Skip to content

Outubro Rosa: veja a importância das ações de conscientização

Outubro Rosa

O mês de outubro é voltado para o Outubro Rosa que promove ações de incentivo na saúde e combate ao câncer de mama. É pensado para que mulheres tenham consciência em procurar um médico e fazer exames de rotina visando o cuidado com a saúde e prevenção.

É importante que as instituições públicas e privadas nos países tenham consciência sobre o que é o câncer de mama e o tratamento (diagnóstico) feito o quanto antes. Os números mostram que indo ao médico e fazendo o exame as chances de cura aumentam quase 95%.

Portanto, a ação vai além de vestir a cor rosa. Está relacionada em promover atividades que cuidem do bem-estar do sexo feminino e da vida. O blog Metropax fez um conteúdo para explicar o quanto o Outubro Rosa é de extrema necessidade na saúde das brasileiras. Confiram.

O que é o Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou como um movimento internacional liderado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 90. A data, ou melhor dizendo, durante todo o mês de outubro, em muitos países, ações de incentivo que visam cuidar da saúde da mulher, são destacadas pelas instituições civis, empresas privadas e órgãos públicos que promovem informação e cuidado para o bem-estar do sexo feminino.

Quando falamos de Brasil, é bastante comum que várias instituições além de promover atividades com funcionários e voluntários, também reforcem a utilização de camisetas que fazem alusão ao mês da campanha. Uma forma de “protestar” e passar a informação mesmo que de maneira indireta. A cor no tom rosa além de chamativo, traz engajamento no reforço ao combate ao câncer de mama. Sem falar que é lei também.

O câncer de mama

O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas. De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, e o primeiro em letalidade.

Vale reforçar que a fase inicial poderá estar relacionada com um pequeno tumor, que poderá ser inclusive menor que um centímetro. Ao diagnosticar a chance de cura é de quase 95%, mas é necessário que as mulheres e campanhas de saúde sejam cada vez mais reforçadas pelos governos e instituições que estão à frente ou querem ajudar na causa. 

Qual a importância da conscientização

Em primeiro lugar é salvar vidas. A conscientização precisa existir uma vez que no Brasil os números apontaram para a estimativa de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Por isso é de extrema importância que jovens e adultos tenham em mente que a campanha vai além de vestir uma camiseta rosa e sim reforçar a saúde na vida da mulher.

Também no Brasil, existe uma lei que reforça a necessidade de existir a campanha: Lei nº 13.733 que instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama. 

Já o outubro rosa, é o período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

Conheça o movimento

No Brasil existe a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) que é uma instituição filantrópica voltada para ajudar no diagnóstico rápido de mulher na prevenção e combate ao câncer de mama. Além dessa, temos o Ministério da Saúde do Governo Federal e secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que também contam com estruturas para auxiliar os pacientes com informação e tratamento.

Estando também relacionado com a saúde da mulher, existe o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

Veja outras notícias